Prefeito Gustavo Melo participa de evento de assinatura do decreto do Programa Ser Família Habitação

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo (PSB), participou nesta terça-feira (11.jul.2023) no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, do ato de assinatura do decreto 386/2023 que irá viabilizar a construção de 40 mil casas populares em Mato Grosso através do Programa SER Família Habitação. Ele elogiou a iniciativa inovadora da primeira-dama Virgínia Mendes e já trabalha para o município ser contemplado com unidades habitacionais.

“É um programa de habitação que chega para atender pessoas que há anos planejam o sonho da casa própria. A parceria com o Governo de Mato Grosso já possibilita a construção de 50 casas populares, vamos construir outras 50 com recursos próprios e agora com mais essa proposta conseguiremos beneficiar mais famílias”, disse o prefeito.

Com a assinatura do decreto, o Governo do Estado concederá subsídios de até R$ 20 mil para complementar o valor da entrada de financiamento da casa própria, que será repassado diretamente à Caixa Econômica Federal, ajudando a diminuir o valor da prestação.

O programa é idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e vai oportunizar a casa própria a famílias de todas as faixas de renda previstas no programa federal Minha Casa Minha Vida. Por meio da MT Par, o Governo concederá subsídios de até R$ 20 mil para complementar o valor de entrada da casa própria, diminuindo a necessidade de aporte de contrapartida no ato da contratação do financiamento habitacional.

O chefe do Executivo de Alto Araguaia acredita que as famílias beneficiadas na prática entram no imóvel próprio pagando uma parcela muito menor que o aluguel que pagam atualmente. A proposta é de incluir o Loteamento Vista do Araguaia no Programa, já que a área é dotada de infraestrutura como pavimentação, rede de água, drenagem e energia elétrica.

ENTENDA A PROPOSTA

De acordo com SER Família Habitação o subsídio, repassado diretamente para a Caixa Econômica, será para famílias com renda bruta familiar mensal de até R$ 2.640,00; de R$ 15 mil reais, para famílias com renda bruta familiar mensal entre R$ 2.640,01 até R$ 4.400,00; e de R$ 10 mil reais, para famílias com renda bruta familiar mensal entre R$4.400,01 até R$ 8.000,00. Essa iniciativa é uma parceria do Governo de Mato Grosso com as prefeituras, Caixa Econômica e Governo Federal, por meio do Minha Casa, Minha Vida.